top of page

Instabilidade do tornozelo

Algumas pessoas vivem torcendo o tornozelo, como se tivessem o tornozelo frouxo.


Geralmente a história é parecida. A pessoa teve um entorse no passado e não fez nenhum tipo de tratamento específico. No máximo, ficou engessada durante um período, mas não realizou nenhum tipo de reabilitação. Desde então, o tornozelo nunca mais foi o mesmo, e os entorses se tornaram cada vez mais frequentes.


Isso é chamado de Instabilidade Crônica do Tornozelo, e é uma sequela grave das lesões ligamentares do tornozelo não tratadas. Por esse motivo, é importante a avaliação do especialista para reabilitação adequada após uma lesão ligamentar, que geralmente consiste de exercícios de fortalecimento muscular, ganho de amplitude de movimento, e recuperação da auto-percepção do equilíbrio. Isso permite que os ligamentos se regenerem adequadamente, e que a estabilidade do tornozelo seja recuperada, diminuindo as chances de sequelas.


Casos em que a reabilitação não é capaz de devolver a estabilidade do tornozelo, podem necessitar de tratamento cirúrgico para reparo dos ligamentos. O tipo de procedimento pode variar de acordo com o tipo e gravidade da instabilidade.


O procedimento mais comumente utilizado chama-se Brostrom Gould modificado, onde além do reparo ligamentar é realizado o retensionamento de estruturas laterais do tornozelo, recuperando-se a “firmeza” do tornozelo.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page