top of page

Lesões Osteocondrais do Tálus

As Lesões Osteocondrais do Tálus (um dos ossos que compõem o tornozelo) são lesões que ocorrem na cartilagem desse osso. Elas são mais comumente causadas por traumas na região do tornozelo, como entorses ou fraturas. Mas também podem ocorrer devido a doenças próprias do osso que fica sob a cartilagem, como a Osteocondrite Dissecante.


O tratamento dessas lesões é especialmente desafiador devido a capacidade limitada de regeneração da cartilagem articular e pela possibilidade de progressão do tamanho da lesão, em alguns casos podendo evoluir até mesmo para uma degeneração difusa da articulação. De acordo com o último Consenso Internacional sobre Reparo de Cartilagens do Tornozelo, o tratamento conservador (sem cirurgia) para as lesões osteocondrais pode ser realizado nas seguintes situações:

-Paciente sem sintomas

-Lesões encontradas acidentalmente em exames de imagem

-Lesões agudas da cartilagem sem desvio do fragmento

-Pacientes idosos com baixa demanda funcional

-Sinais de artrose adjacente

-Pacientes ainda em formação esquelética (crianças e adolescentes)


Em geral, o tratamento conservador pode ser tentado por até 3 meses. É importante o acompanhamento próximo dessas lesões, devido ao risco de evolução da doença. No caso de persistência dos sintomas ou evidências de aumento da lesão, o tratamento cirúrgico é recomendado. Em um próximo post falarei um pouco sobre as diferentes modalidades de tratamento cirúrgico para as Lesões Osteocondrais do Tálus!



Referência: Dombrowski ME et al. Conservative Management and Biological Treatment Strategies: Proceedings of the International Consensus Meeting on Cartilage Repair of the Ankle. Foot and Ankle International 2018.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page